Aves são Dinossauros?

Hoje vamos voltar no tempo e saber um pouco mais de onde as aves se originaram....                    

 As aves podem ter se originado de terópodes, dinossauros carnívoros e bípedes, ao longo da era Mesozoica (entre 245 e 65 milhões de anos). Para a maioria dos cientistas, as semelhanças entre esses dinossauros e as aves são tantas que estas podem ser consideradas verdadeiras "dinossauros avianos".
  Entre os dinossauros "não avianos" mais próximos evolutivamente das aves estariam os gêneros Deinonychus, Velociraptor e Oviraptor, que, entre outras características, possuíam um pescoço alongado e móvel,  pé com três dedos(apoiando-se em apenas dois deles para andar) e ossos ocos, que tornam o esqueleto mais leve. Além disso, muitos possuíam penas, que poderiam ser um isolante térmico, ajudando a manter o corpo do animal aquecido.
  Sabemos hoje que várias características que se pensava serem exclusivasdas aves estavam presentes nos fósseis de dinossauros não avianos, como o osso largo do peito e a estrutura cristalina da casca dos ovos. Além disso, sobre uma pilha de ovos de Oviraptor foram, foram encontrados restos do animal, que estava em posição semelhante à assumida por aves chocar.
  Em 2006, cientistas ingleses conseguiram "religar" um gene de uma ave e viram que o embrião iniciou a formação de dentes semelhantes aos de fósseis ancestrais de aves.
  Em 2007,cientistas conseguiram extrair colágeno (uma proteína) do osso do fêmur de um tiranossauro com 68 milhões de anos e compararam esse colágeno com o da galinha atual, constatando que eles são bastante parecidos: mais um fato que apoia a ideia de um parentesco evolutivo entre dinossauros e aves, indicando que esses dois grupos descendem de um ancestral comum.
  Essa discussão serve como exemplo de que, em ciência, tentamos formular hipóteses que possam ser testadas por observações ou experimentos, um tema estudado em Filosofia da Ciência.

 Se você gostou compartilhe com seus amigos para todos biologarem na biologia, deixe seu comentário do que achou e opiniões para os próximos temas.

 Até a próxima......
Anterior
Next Post »