Planta Carnívora

Plantas Carnívoras são plantas com a capacidade de atrair pequenos animais, incluindo insetos (principais presas), aracnídeos e até mesmo anfíbios, répteis e aves, capturar (através de armadilhas compostas por folhas modificadas), digerir (através de enzimas digestivas) e utilizar os nutrientes (principalmente compostos nitrogenado) de suas presas.
 São plantas que comumente são encontradas na faixa tropical do planeta.

 
Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: nepentes (Nepenthaceae), serracenia (Serraceniaceae), drosera (Droseraceae) e lentibularia (Lentibulariaceae). São extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que podem ter evoluído paralelamente, e que sua habilidade de capturar e digerir seja uma convergência . Entretanto, algumas estratégias de captura são similares, como nos animais.

Algumas curiosidades sobre elas:

 - Por volta do ano de 1875, Charles Darwin declarou: “eu me importo mais sobre a história da Drosera do que com a origem de todas as espécies no mundo”.

 - Devido à fantasia envolvendo as carnívoras, é muito fácil encontrar a imagem dessas plantas em obras de arte, estampas de roupas, privadas de banheiro, filmes, games, brinquedos, etc.

 - O Brasil perde apenas para a Austrália quanto à maior diversidade de espécies de carnívoras, apresentando cerca de 90 tipos distintos.

Foram poucas as informaçoẽs, mas deixe nos comentários suas opinioẽs para os próximos animais..
até a próxima ........
Anterior
Next Post »