Tucano

Tucanos, aves que vivem em nossa américa, será que você sabe sobre eles....então conheca um pouco mais dessas belezas voadoras...
 Hoje falaremos especialmente sobre  o tucano-toco, o maior representante da família Ramphastidae, tucano-toco é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil central e partes da Amazônia. No Cerrado e na Mata Atlântica pode-se encontrar a espécie em maior número, em rápidas visitas a pomares e árvores com frutos.
  Os tucanos são, junto com as araras e papagaios, um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano. Seu colorido, o formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis.

  Seu nome científico significa ave de bico grande como uma espada (Ramphastos) que faz seu ninho no oco toco do pau (toco).
                              

 Sua alimentação consiste em basicamente frutas, insetos e artrópodes, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes. Devido a essa característica, são prontamente perseguidos pelas aves em período reprodutivo.

  Faz seu ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros. Costuma botar de dois a quatro ovos, que são incubados por período de 16 a 18 dias. O macho costuma alimentar a fêmea na época da reprodução. Seus predadores são: os macacos que saqueiam o ninho e os gaviões. Vivem em casais no período reprodutivo, formando bandos após a saída dos filhotes dos ninhos.
                                  
  Seu comprimento pode alcançar 56 cm pesando em média 540 gramas. Sua expectativa de vida pode alcançar 20 anos. 
  Vive aos pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado.
                                   Resultado de imagem para tucano toco
      
  Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas.
                                  
                                       Resultado de imagem para tucano dormindo

Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre essa ave, conheça também outros animais aqui no biologando na biologia, deixe sua opinião nos comentários de qual animal gostaria de saber um pouco mais,
 compartilhe com seus amigos para todos saberem mais sobre uma galera muito animal.. 
  até a próxima........
Anterior
Next Post »